Em um dia histórico para a cultura de base comunitária paulistana, promovemos um encontro potente entre fazedores de cultura de diversos territórios e a liderança do Ministério da Cultura para pautar o futuro da Política Nacional Cultura Viva

Na última sexta-feira, 05 de setembro, tivemos a honra de receber a Ministra da Cultura, Margareth Menezes e sua comitiva em uma visita ao coração da Zona Leste de São Paulo. O encontro, articulado por nós, do Pontão de Cultura Jacarandá SP em parceria com o Instituto NUA, foi um momento fundamental para fortalecer o diálogo, apresentar as demandas dos Pontos de Cultura da Região Metropolitana de São Paulo e reafirmar a importância da cultura da periferia.
O encontro, articulado por nós, do Pontão de Cultura Jacarandá SP em parceria com o Instituto NUA, foi um momento fundamental para fortalecer o diálogo, apresentar as demandas dos Pontos de Cultura da Região Metropolitana de São Paulo e reafirmar a importância da cultura da periferia.
A manhã teve inicio no espaço do Instituto NUA, onde nossos parceiros Valter Passarinho e Hermes de Sousa, ao lado de Osmar Araujo, do nosso Pontão, receberam a comitiva ministerial. A Ministra conheceu de perto o trabalho de transformação social realizado na comunidade de Vila Nova União e, em um gesto de grande simbolismo, plantou uma muda de jacarandá, semeando a esperança de que nossa cultura continue a florescer.
Em seguida, reunimos dezenas de representantes de Pontos de Cultura, coletivos e lideranças da nossa rede para uma conversa franca e direta com a Ministra. O encontro foi fortalecido pela presença de outros Pontões de Cultura estaduais, representados por Wilker Sanches (Coletivo Digital), Sofia Tapajós (Museu da Pessoa) e Jacqueline Baumgratz (Cia Bola de Meia), que trouxeram suas experiências para somar ao debate.
Membros do comitê gestor do nosso Pontão, como Adriano Mauriz do Instituto Pombas Urbanas, Neia Mariano do Projeto Meninos e Meninas de Rua de São Bernardo do Campo e Kallyell Ventura do Coletivo Rubião Junior de Botucatu, ao lado de vozes importantes como a ponteira Poliana Helena do SATED, Bell Galvão representante do CNPdC, Marília Santini Frois do Comitê de Cultura e Baby Amorim do Projeto Rede Cultura e Comunidade pautaram o debate. Discutimos temas essenciais para todos, como o fortalecimento da Política Nacional Cultura Viva, a execução da PNAB e a consolidação do Sistema Nacional de Cultura.
Foi uma manhã que reafirmou nosso propósito: construir pontes e garantir que as vozes dos fazedores de cultura dos territórios sejam ouvidas. Agradecemos à Ministra Margareth Menezes e a toda a sua equipe pela escuta atenta e pelo diálogo. Seguimos juntos, articulando e fortalecendo a cultura que pulsa em cada canto de São Paulo.
































Post Tags :
Share :