Conferência Livre dos Pontos de Cultura da Capital SP

Conferência Livre dos Pontos de Cultura da Capital SP

Participe da Conferência Livre dos Pontos de Cultura da Capital SP: Potyrô em Pontos, um encontro fundamental para agentes culturais, gestores e membros de Pontos de Cultura.

Uma iniciativa dos projetos Rede Cultura e Comunidade (Instituto Pombas Urbanas) e Pontão de Cultura Jacarandá SP (Mudança de Cena).

No dia 7 de dezembro, na ETEC Artes , vamos nos reunir em um grande “Potyrô” – um mutirão, em tupi-guarani – para debater e fortalecer o futuro da Política Nacional Cultura Viva. O evento contará com mesas estratégicas com representantes do MinC, Secretarias de Cultura e da rede Cultura Viva , além de oficinas temáticas e a dinâmica de formulação coletiva World Café. Nosso objetivo é construir colaborativamente uma carta de propostas para fortalecer nossa rede e articular as TEIAs municipal, estadual e nacional . Inscreva-se e junte suas mãos às nossas para fortalecer a Cultura Viva!

Construção Propostas

Carta de Proposta dos Pontos de Cultura da Capital para Teia Estadual e Nacional

Formulação Coletiva

Dinâmica de formulação World Café

Oficinas Temáticas

Atividades simultâneas em acessibilidade, linguagens artísticas e muito mais.

Programação

ETEC de Artes (Unidade Santana)

Parque da Juventude – Prédio II
Av. Cruzeiro do Sul, 2630 Santana, São Paulo – SP
CEP 02030-100

Próximo à estação Metrô Carandiru

Principais Perguntas

Não. Você pode participar da Conferência Livre - Potyrõ em Pontos sem inscrição prévia. Realizamos a pré inscrição para controle de público e mensurar coffeebreak.

Não. Esse evento é aberto para todos os interessados no assunto de políticas públicas culturais, Política Nacional Cultura Viva e mobilização/articulação. 

Você pode se informar melhor sobre como funciona a certificação para se tornar Ponto de Cultura no site oficial. 

É o maior encontro dos Pontos de Cultura do Brasil. Os Pontos são os grupos culturais da sociedade civil que desenvolvem ações artísticas e comunitárias em seus territórios. Eles passaram a ser reconhecidos pelo Ministério da Cultura em 2004, com a criação do Programa Cultura Viva, que se tornou Política Nacional de Cultura Viva com a Lei nº 13.018/2014. Hoje, já são mais de 9 mil Pontos certificados. A Teia é o espaço de articulação, troca de experiências e fortalecimento da Cultura Viva. (trecho do site do Minc sobre a Teia Nacional)

A Teia é o momento de culminância, encontro e comunhão da Rede Cultura Viva. Não se trata apenas de um evento festivo, mas de um espaço estratégico de articulação política e troca de saberes entre os agentes culturais.

  • Definição: É o encontro presencial dos "Pontos de Cultura" e "Pontões de Cultura" de uma determinada região (neste caso, do estado de São Paulo).

  • Objetivo: Fortalecer a rede, permitindo que os gestores e agentes culturais troquem experiências, discutam políticas públicas (como a Lei Aldir Blanc e a Política Nacional de Cultura Viva) e definam os rumos da gestão cultural comunitária.

  • Filosofia: A Teia acolhe tanto iniciativas consolidadas ("quem já floresceu") quanto novas iniciativas ("quem ainda está germinando"). O foco é o desejo comum de tecer a rede de forma colaborativa.

A 3ª Teia Paulista é a edição específica deste encontro estadual que visa reunir a rede de São Paulo para propagar, pensar e agir em prol do "Bem Viver".

Detalhes do Evento

  • Tema: "Cultura Viva é Encontro!"

  • Local: Campinas, São Paulo.

  • Data: 27 e 28 de fevereiro e 01 de março.

  • Público-Alvo: Representantes de Pontos e Pontões de Cultura do estado de São Paulo.

 

Como Participar (Inscrição)

Neste momento, o processo de participação envolve uma pré-inscrição:

  1. Regra de Ouro: É permitida apenas uma pré-inscrição por Ponto ou Pontão Certificado.

  2. Representatividade: Uma pessoa representante deve preencher o formulário com seus dados (nome, e-mail, WhatsApp).

  3. Mobilização: Esta etapa serve para garantir que o Ponto esteja conectado à construção do evento e entre no grupo oficial de mobilização.

 

Importância desta Edição

A Teia se posiciona como um espaço de resistência e identidade, onde a diversidade das expressões culturais paulistas se encontra para alinhar estratégias de transformação social. É um momento chave para a "Rede Cultura Viva Paulista" se organizar frente aos desafios atuais das políticas culturais.

Mais informações e Pré-Inscrição no link https://culturavivasp.org/